Escolha uma Página

Como nasceu a Girassoles?

mar 26, 2022 | Girassoles

É março de 2022 e, após muitos meses de trabalho em nosso site, ele nasceu!

Sejam bem-vindes!

É bom tirar esse momento para comemorar e fazer um balanço de onde estamos e como chegamos aqui.

Girassoles nasceu formalmente em 2020, mas Leticia e eu trabalhamos juntos como facilitadores e consultores de muitos projetos desde 2011. Na verdade, nos conhecemos em 2009, mas isso é outra história…

De 2010 a 2016, através do nosso trabalho com o Común Tierra, tivemos a oportunidade de visitar e documentar mais de 150 projetos de Ecovilas e Permacultura que nos deram o privilégio de aprender e atuar ao lado de muit@s visionári@s e ativistas ao redor do mundo. Durante esse período, co-fundamos a rede CASA Latina em 2012 e começamos a trabalhar junto com a Rede Mundial de Ecovilas (GEN).

A regeneração ecológica do nosso planeta foi o que inicialmente nos chamou para estudar o modelo das Ecovilas, mas logo percebemos que os aspectos mais desafiadores de muitos dos projetos que documentávamos eram sociais – sobre o ser coletivo: como trabalhar, viver de forma harmoniosa e justa, tomar decisões? Como não apenas “resolver” conflitos, mas aprender e crescer através deles? 

Começamos a fazer mais perguntas: 

  • O que sustenta os projetos coletivos a longo prazo? 
  • O que separa um projeto bem-sucedido de um que falha? 
  • Como os grupos podem criar uma cultura colaborativa? 
  • Existem práticas específicas que aumentam a probabilidade de sucesso? 
  • Qual é o verdadeiro papel do conflito em um grupo e como podemos aproveitar essa energia para nutrir o propósito do projeto? 
  • Como os projetos podem se relacionar em redes e comunidades mais amplas? 

Escreveremos sobre vários desses temas aqui no nosso blog, então volte para saber mais! 

Foram essas perguntas que nos levaram a uma longa pesquisa que acabou formando a base da proposta da Girassoles. 

Com o passar dos anos, à medida que nossa própria experiência e capacidade de acompanhar e liderar projetos foi crescendo, as pessoas e coletivos começaram a nos procurar organicamente: pessoas que queriam começar uma ecovila ou que precisavam de facilitação externa para reuniões; organizações que desejavam implementar a sociocracia; grupos com conflitos precisando cuidar das relações, coletivos criando novos projetos precisando de apoio para definir seu escopo… também projetos que precisavam de ajuda no planejamento da marca ou pessoas que precisavam de mediadores em diferentes contextos.

Ao longo desses processos fomos adaptando e criando metodologias para realizar essas atividades. Juntamos os aprendizados com os grupos e redes, as experiências com empresas e organizações as inúmeras formações na área de comunicação, autogestão, conflitos, ecovilas e permacultura… virou uma grande mistura de tudo que somos.

Vemos cada facilitação, mediação ou consultoria como parte de um trabalho que apóia a criação de um mundo mais saudável nas suas relações, um passo de cada vez. 

Nossa sociedade vive crises em múltiplos aspectos, e nosso planeta vive um profundo processo de morte e transformação, do qual renascerá. Embora o futuro seja imprevisível, não significa que somos impotentes diante do destino.  

Acreditamos que cada um de nós tem um papel a desempenhar na construção de projetos e ações que juntos vão literalmente criar o futuro! E já conhecemos ferramentas, práticas, respostas criativas vindas de muitos movimentos ao redor do mundo. Temos muitas formas de (re)construirmos nossos tecidos sociais, atuando de forma saudável e colaborativa, com propósitos alinhados ao cuidado da vida neste Planeta, em múltiplos âmbitos. Se não fizermos por nós mesmos, façamos por nossos net@s!

Fique em contato aqui em nosso blog, e através de nossos canais de mídia social vinculados abaixo.

Um abraço fraterno!

Ryan e Letícia